Buscar
  • Redação Cabral Associados

A visão de um estagiário em meio à pandemia do Covid-19

Por: Luciano Fernandes da Silva, estagiário de Direito da Cabral Associados




Em meio a um cenário caótico ao qual estamos inseridos hoje, é importante estarmos atentos às informações que nos rodeiam, pois como é conhecido historicamente, em épocas de crise, tem-se grandes evoluções. E são justamente essas evoluções que nos ajudam a passar por momentos de crise.


Não há dúvida que estar se atualizando quanto as notícias sempre foi muito importante, e agora tornou-se essencial.


Como acadêmico de Direito e estagiário de uma empresa de advocacia, as pessoas esperam de você um certo posicionamento, e este, deve ser o mais adequado possível. Para isso, precisa-se estar a todo momento, por dentro do que é necessário.


As pessoas criam e esperam de um estudante de Direito que ele esteja antenado às novidades jurídicas, políticas, administrativas, pois, é justamente essa a área de atuação mais analisada em um acadêmico. Por isso, é de vital importância, usar esse momento de isolamento, para trabalhar de maneira eficiente as nossas habilidades, de persuasão, argumentação e tantas outras que os já profissionais de direito precisam para ser bem sucedidos.


Com isso, estar lendo e absorvendo doutrinas, ler as noticias diariamente, estudar as novas MPs que saem em combate ao momento que passamos, é imprescindível para o acadêmico que deseja se desenvolver no meio jurídico. Ao tomar essas atitudes, abre-se a mente para diversas oportunidades, pois com o conhecimento necessário, podemos sanar as necessidades que são nos apresentadas por pessoas que não tem conhecimento jurídico ou até mesmo aos que tem, de forma que, ao dominar certo assunto, nos tornamos referência e adquirimos autoridade para tratá-lo da melhor maneira possível.


Uma das coisas muito importantes para o desenvolvimento em meio a essa pandemia é ir além do conteúdo pragmático das faculdades, pois, com isso, você estará explorando áreas que outros alunos não estarão. Isso irá despertar sobre você interesse de outras pessoas no que você faz, se as pessoas que te rodeiam, te tem como referência para tratar sobre um certo assunto, isso mostra justamente a autoridade - dita anteriormente – ganhada ao se explorar certo tipo de área.


Uma dica também é dar enfoque aos setores que você analisa como essenciais ao nosso atual momento, pois, para o essencial, nunca faltará demanda e é justamente isso que temos que estar atentos.


Portanto, em um momento tão crítico como o atual, não podemos cair no ditado dito por Alexander Graham Bell: “Quando uma porta se fecha, outra se abre. Mas muitas vezes nós ficamos olhando tanto tempo, tristes para a porta fechada que nem notamos aquela que se abriu”.


Dessa forma, é fundamental estar concentrado nas oportunidades que aparecem, pois em uma época onde muitos só enxergam desespero e problemas, aqueles que conseguem ver oportunidades se sobressaem.



82 visualizações